Temis (themis) – A Deusa da Justiça na Mitologia Grega

Temis, filha do Céu e da Terra, ou de Urano e de Titéia, era irmã mais velha de Saturno e tia de Zeus (Júpiter).

O significado de seu nome é: “aquela que é posta, colocada“.  Empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento


Temis criou as leis divinas que regem tudo. Em geral, possui tinha três subsistências; deusa da ordem natural, deusa da ordem moral e a deusa de profecia.

O papel do juiz é equilibrar justiça com compaixão. Garantir uma distribuição de poder que fornece limites justos que incentivam as pessoas a assumir a responsabilidade por suas ações.

A Lenda de Temis

deusa-temis-themis

Diz a fábula que ela queria guardar sua virgindade, mas que Zeus obrigou-a a desposá-lo, e que a tornou mãe de três filhas, a Equidade, a Lei e a Paz.

Considera-se também a Temis como a mãe das Horas e das Parcas. No Olimpo, essa deusa estava sentada ao lado do trono de Zeus; auxilia ao deus com os seus conselhos que são todos inspirados pela prudência e pelo amor da justiça.

Preside ou assiste às deliberações dos Imortais. Zeus a encarrega das mais difíceis e importantes missões. Olhavam-na como a deusa da justiça, cujo nome lhe deram.

Desde a sua origem teve templos onde se divulgavam os oráculos. No monte Parnaso, de sociedade com Telus (a Terra) possuía um oráculo; cedeu-o mais tarde a Apoio dos Delfos. Predizia o futuro não somente aos homens, mas também aos deuses.

Foi ela quem revelou o que as Parcas ordenaram sobre o filho que de Tetis devia nascer. Impediu que Zeus, Netuno e Apoio desposassem essa nereida de quem estavam apaixonados, porque ela devia ser mãe de um filho mais forte que o pai.

Representação da Deusa Temis

Os seus atributos mais ordinários são os da justiça; a balança e a espada, ou um feixe de machados, cercados de varas, símbolo de autoridade entre os romanos.

Uma das mãos sobre a extremidade de um cetro é ainda um dos seus atributos.

Algumas vezes é representada com os olhos vendados, para designar a imparcialidade que convém ao caráter de juiz.

Categoria: Deuses Gregos