Filoctetes – Quem foi na Mitologia Grega?


Filoctetes era filho de Pcã e o fiel companheiro de Hércules, que ao morrer lhe deixou as suas temíveis flechas. Ele se comprometera por um juramento a nunca descobrir o lugar onde depusera as cinzas do herói.

Filoctetes – Quem foi na Mitologia Grega?

Mas os gregos, na véspera da partida para o cerco de Troia, tendo sabido pelo oráculo de Delfos que, para se apoderarem da cidade, era preciso que possuíssem as flechas de Hércules, enviaram uma deputação a Filoctetes para que este dissesse em que lugar elas estavam escondidas.



Filoctetes, que não queria violar o seu juramento nem privar os gregos da vantagem que lhes trariam as flechas, depois de alguma resistência, mostrou com o pé o sítio em que inumara Hércules, e confessou que as flechas estavam em seu poder.

Essa indiscrição custou-lhe caro mais tarde: quando ia para Troia, tendo caído uma das flechas sobre o mesmo pé que mostrara o lugar da sepultura de Hércules, formou-se uma úlcera de um cheiro tão infecto que, a pedido de Ulisses, deixaram-no na ilha de Lemnos, onde sofreu durante dez anos todos os males e todas as dores do isolamento.

Entretanto, depois da morte de Aquiles, vendo os gregos que lhes era impossível apoderar-se da cidade sem as flechas que Filoctetes tinha trazido consigo a Lemnos, Ulisses, se bem que inimigo mortal desse herói, encarregou-se de ir procurá-lo e reconduzi-lo, o que efetivamente executou, com o concurso de Diomedes e de Neptólemo ou Pirro, filho de Aquiles.

Mal havia Filoctetes chegado ao acampamento dos gregos, quando Páris o desafiou para um combate singular: o herói aceitou, e com uma das suas flechas feriu mortalmente o adversário.

Como a sua úlcera não estivesse ainda curada, Filoctetes, depois da tomada de Tróia, não ousou voltar à pátria; foi para a Calábria, onde construiu a cidade de Petília, e foi finalmente curado pelos desvelos de Macaon, filho de Esculápio e irmão de Podalírio.

Atribui-se-lhe a fundação de Turium. Filoctetes fora um dos mais famosos Argonautas, e havia portanto assistido às duas mais célebres expedições dos tempos heróicos. As suas desgraças inspiraram a Sófocles urna das mais belas tragédias da antiguidade.



Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!

Compartilhe



Outros Assuntos: