Ilha de Avalon – A Lenda Mitológica de Rei Artur (Ilha das Maçãs)


Avalon é uma ilha lendária arturiana. O local é citado na História dos Reis da Bretanha,  como o lugar onde a famosa espada Excalibur do Rei Artur foi forjada.

ilha-Avalon



Ilha de Avalon: um lugar mágico

Geoffrey pode ter procurado associar sua “ilha das maçãs” às convenções do folclore celta de um elysium; e o nome de Avalon está absolutamente perto da palavra galesa para maçã. Isso porque Avalon é conhecido com a ilha das Maçãs, o segredo da imortalidade, local onde a doença e a morte não existem. Essa ilha misteriosa também recebe o nome de Ilha Afortunada, pois suas colheitas são abundantes.

Avalon tem sido relacionado a Glastonbury em Somerset, e isso pode estar associado a lendas celtas em torno de uma “ilha de vidro” ocupada por santos. É igualmente propenso a ter sido um local dos sacerdotes de Glastonbury em abusar da lenda arturiana para a vantagem de seu próprio grupo.

Em qualquer caso, existem várias cidades diferentes na Inglaterra, onde se diz que o lendário Avalon existiu: Burgh-by-Sands – perto do Muro de Hadrian – e Castlesteads, ambos no distrito inglês de Cumbria, são duas ilustrações. Alguns dizem que estava situado no noroeste da França, em uma ilha chamada Ile Aval.

Por fim, o escritor Robert Graves, em seu livro The Golden Fleece, recomenda que Avalon esteja na ilha espanhola de Maiorca. Alguns especialistas aceitam que existe uma associação entre Avalon e Helheim, o reino dos mortos no folclore escandinavo. Todos, ao final do dia, precisam de Avalon para ser um pedaço de sua propriedade.

O mito interessante sustenta que, após a Batalha de Camlann, em que, depois de se encontrar em conflito com Mordred, o Rei Arthur ficou mortalmente ferido, o governante foi levado a Avalon em um pontão pelos nove governantes do duende – Morgana, Moronoe, Mazoe, Gliten, Glitonea , Gliton, Tyronoe, Thiten e Thiton -. Lá eles o colocaram em uma cama brilhante onde, como por numerosas fontes, Morgana permanece até hoje vislumbrando seu corpo. Há também formas que dizem que Arthur não pôs o balde e que ele voltará para dirigir seus parentes.

Veja mais Lendas aqui.



 

 

Compartilhe



Outros Assuntos: