Menelau – Quem foi na Mitologia Grega?


O Herói abordado no texto é Menelau, uma pessoa muito importante para a mitologia Grega, continue lendo para saber o mais sobre a história dele.

Menelau – Quem foi na Mitologia Grega?

Menelau, irmão de Agamemnon, e marido de Helena, reinava em Esparta, onde sucedera a Tíndaro, seu sogro.



Desonrado pelo troiano Páris e ultrajado com a fuga de Helena, deu disso conhecimento a todos os príncipes da Grécia que se tinham comprometido por juramento solene a prestar auxilio ao esposo de Helena, se esta fosse raptada. Foi por sua instigação que os gregos tomaram as armas e fizeram o cerco de Tróia.

Já muito durava esse cerco; um dia gregos e troianos, achando-se presentes, Páris e Menelau fazem a proposta de se bater em combate singular terminando entre eles a discórdia.

Os dois adversários começam a peleja. Menelau leva vantagem e Vênus, ao ver que o seu favorito ia sucumbir, furta-o aos golpes do inimigo e leva-o para a cidade sto é, Páris foge. Em vão Menelau o insulta: de longe um troiano atira-lhe uma flecha que o fere ligeiramente, e as hostilidades recomeçam.

Depois da tomada de Tróia, Menelau, reconciliado com Helena, só entra em Esparta ao cabo de oito anos. Diz-se que foi retido nas costas do Egito pelos deuses a quem não ofereceu as hecatombes devidas.

Censuram-no por haver extorquido de Agamemnon o sacrifício de Ifigênia, de ter favorecido o ciúme de Hermione, querendo fazer morrer Andrômaca e Pirro e de não haver energicamente defendido a seu sobrinho Orestes.

Leia mais histórias de mitos e lendas clicando aqui!



Compartilhe



Outros Assuntos: