Calcas – Quem foi na Mitologia Grega?


Calcas, filho de Testor, um dos Argonautas, recebeu de Apoio a ciência do presente, do passado e do futuro. O exército dos gregos, ao reunir-se para o cerco de Troia, escolheu-o para seu grande sacerdote e adivinho.

Calcas – Quem foi na Mitologia Grega?

Tendo visto subir a uma árvore uma serpente que, depois de haver devorado em um ninho uma ave-mãe e seus nove passarinhos, fora em seguida transformada em pedra, predisse que o cerco duraria dez anos.



Foi ele quem aconselhou o sacrifício de Ifigênia, para obter os ventos favoráveis à frota retida no porto de Aulis; foi ainda ele quem, para fazer cessar a peste, flagelo terrível que devastaria o exército sob os muros de Troia, aconselhou ao rei Agamemnon que recambiasse Griseis a seu pai.

Griseis era sacerdote de Apoio. Nada se resolvia de importância sem que se pedisse previamente a opinião de Calcas. Depois da ruína de Troia, ele voltou à pátria com Angiarau, e foi a Colofon, na Jônia.

O seu destino era morrer assim que encontrasse um adivinho mais hábil que ele; efetivamente morreu de desgosto no bosque de Claros, consagrado a Apoio, por não haver podido decifrar os enigmas de um outro adivinho chamado Mopso.

Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!

Compartilhe



Outros Assuntos: