Idomeneu – Quem foi na Mitologia Grega?


Idomeneu, rei de Creta, filho de Deucalião e neto do segundo Minos, conduziu ao cerco de Troia as tropas de Creta, com uma esquadra de oitenta navios, e durante a guerra se distinguiu por algumas ações de valor.

Idomeneu – Quem foi na Mitologia Grega?

Depois da tomada da cidade, este príncipe, carregado de despojos troianos, voltava a Creta, quando foi assaltado por uma tempestade na qual pensou morrer.



No perigo iminente em que se achou, jurou a Netuno que lhe imolaria, se conseguisse chegar à sua terra, o primeiro ser vivo que se lhe apresentasse na praia de Creta.

A procela cessou, e ele entrou no porto, onde o filho, advertido da.sua chegada, foi a primeira pessoa que lhe apareceu. Ao vê-lo, Idomeneu teve uma surpresa e uma indescritível dor.

Em vão os sentimentos de pai lutaram em seu favor; um zelo cego de superstição o arrebatou, e resolveu imolar seu filho aos deuses do mar.

Muitos autores antigos pretendem que esse horrível sacrifício foi consumado, e muitos modernos seguiram essa tradição.

Outros afirmam que o povo, tomando a defesa do jovem príncipe, retirou-o das mãos do pai. Fosse como fosse, o que é certo é que os cretenses horrorizados com a ação bárbara de seu rei, sublevaram-se unanimemente contra ele e o obrigaram a abandonar o reino. Ele se retirou para a grande Hespéria, isto é, para a Itália, onde fundou Salento.

Na sua nova cidade, Idomeneu fez observar as sábias leis do seu antepassado Minos, e mereceu dos novos súditos as honras heroicas depois da morte.



Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!

Compartilhe



Outros Assuntos: