Nestor – Quem foi na Mitologia Grega?


Nestor, rei de Pilos, era o mais moço dos doze filhos de Neleu. Por parte de Cloris, sua mãe, era neto de Níobe. Tendo os seus onze irmãos tomado parte na guerra de Neleu e de Augias contra Hércules, foram mortos por esse herói, e só à sua tenra idade Nestor devera salvação.

Nestor – Quem foi na Mitologia Grega?

Na época da guerra de Troia, à qual levou noventa navios, já estava bastante idoso e reinava sobre a terceira geração. E o cavaleiro de Gerência, o velho favorito de Homero.



O retrato que dele se fez é mais acabado que todos os outros. Sem cessar se fala nele: e depois de haver-lhe cuidadosamente descrito os traços nos grandes quadros da Ilíada, dá-lhe a última demão na Odisseia: prudência, equidade, respeito pelos deuses, polidez, amenidade, doçura eloquência, atividade, coragem, – enfim, todas as virtudes políticas e guerreiras de Nestor são descritas por Homero.

Para que se tenha uma ideia completa a respeito é preciso depois de havê-lo visto na Ilíada como prudente conselheiro, valente capitão, vigilante soldado, vê-lo na Odisseia, feliz e tranquilo, desfrutando em casa uma vida suave, no meio da família, cercado dos muitos filhos que o amam e respeitam, unicamente ocupado com os deveres de pai e príncipe, exercendo a hospitalidade.

As principais épocas da sua vida antes da guerra de Troia são a guerra dos pilianos contra os eleanos, o combate dos Lapitas e Centauros, e a caça do javali de Cálidon. Morreu tranquilamente em Pilos. Entretanto, alguns autores fazem-no ir à Itália, depois da tomada de Troia, e construir Metaponte.

Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!

Compartilhe



Outros Assuntos: