Pirro ou Neoptólemo – Quem foi na Mitologia Grega?


Pirro ou Neoptólemo, filho de Aquiles e de Deidâmia, foi educado na corte de seu avô materno, Licomedes, rei de Ciros, até a morte de seu pai.

Pirro ou Neoptólemo – Quem foi na Mitologia Grega?

Tendo um oráculo declarado que a cidade de Troia não podia ser tomada, se não houvesse entre os sitiantes algum descendente de Eaco, os gregos mandaram procurar Pirro, que então tinha apenas dezoito anos.



Logo que chegou a Troia, foi encarregado de acompanhar Ulisses e Diomedes a Lemnos, a fim de decidir Filoctetes a vir com as flechas de Hércules reunir-se ao exército dos gregos.

Depois da tomada da cidade, Pirro, à frente dos seus soldados, invadiu o palácio de Príamo, matou sob os olhos do rei o seu filho Polites, matou Príamo também, sem atenção pela sua velhice, precipitou do alto das muralhas o jovem Astíanax, filho de Andrômaca e de Heitor, e finalmente exigiu que lhe entregassem Polixena para imolar aos manes de seu pai.

Na partilha dos escravos coube-lhe Andrômaca, viúva de Heitor, a quem ele amou a ponto de por ela esquecer Hermione, sua esposa, o que foi causa de sua morte, pois esta, desprezada e ciumenta, excitou contra ele Orestes, por quem era cegamente amada.

Um dia em que Pirro fora a Delfos para apaziguar Apoio, contra o qual fizera imprecações por ocasião da morte de Aquiles, Orestes fez correr o boato de que ele tinha ido àquela cidade para pilhar os tesouros do templo.

Os delfianos tomaram as armas, e Pirro caiu sob os seus golpes ao pé do altar. A Ftiótida, reino de Peleu, acrescentou o Epilo, onde a sua dinastia continuou. Dos três filhos que teve de Andrômaca. Molosso foi o único que reinou depois dele.

Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!



 

Compartilhe



Outros Assuntos: