Proeto e Proetides – Quem foram na Mitologia Grega?


Prceto, irmão de Acrísio, destronado por seu irmão, refugiou-se na corte de Jobates, rei da Lícia, seu sogro, com cujo auxílio subiu ao trono de Argos.

Proeto e Proetides – quem foram na mitologia grega?

Esse príncipe, que casara com Estenobéia, foi morto por Perseu, por haver usurpado a Acrísio o trono de Argos; Megapento, seu filho, vingou-o matando Perseu.



As Prcetides, ou filhas de Prto, tendo ousado comparar a sua beleza à de Juno, foram punidas com uma loucura, sob cujo domínio julgavam ser vacas, e percorriam os campos soltando mugidos;

Melampo, filho de Amitaon e sobrinho de Jason, médico muito hábil, curou-as com o eléboro negro, chamado mais tarde do seu nome Melampodium, e casou uma delas.

As três PrcEtides chamavam-se Ifianassa, Ifinoe e Liside. Essa cura realizou-se na praça pública onde Preto, seu pai, fez construir um templo dedicado à Persuasão, como prova de que as palavras de Melampo tinham sido tão úteis a essa cura como o socorro da medicina.

O eléboro, planta que abunda no Hélicon, era preparada sobretudo em Anticira, cidade da Fócida. Sobre Melampo existe uma singular história.

Um dia em que ele estava dormindo, umas serpentes domesticadas limparam-lhe as orelhas com as línguas, e ele ao despertar ficou muito admirado de entender a linguagem de todos os animais.

Compartilhe



Outros Assuntos: