Telégono – Quem foi na Mitologia Grega?


Telégono, filho de Ulisses e de Circe, nasceu na ilha de Ea, onde Circe habitava, e onde Ulisses passou algum tempo, no decurso das suas aventuras, depois do cerco de Troia.

Muito tempo depois, quando cresceu, Telégono partiu para procurar seu pai. Tendo sido atirado às costas de Itaca, que não conhecia, foi procurar víveres com os seus companheiros que se entregaram à pilhagem.



Ulisses, à frente dos ítacos, correu para repelir esses estrangeiros; houve um combate na praia, e Telégono feriu a Ulisses com uma lança cuja ponta era feita de uma tartaruga marinha que se julga ser venenosa.

O rei de Itaca, mortalmente ferido, lembrou-se então de um oráculo que o advertira de se guardar da mão do seu filho; informou-se quem era o estrangeiro, donde vinha, reconheceu Telégono e morreu nos seus braços.

Minerva consolou-os dizendo-lhes que tal era a ordem do destino; ordenou mesmo a Telégono que casasse com Penélope e que levasse a Circe o corpo de Ulisses para render-lhe as honras de sepultura. Do casamento de Penélope e Telégono nasceu ítalo, que, segundo alguns autores, deu o nome à Itália.

Conheça os maiores Heróis da Mitologia Grega! Clique Aqui!

Compartilhe



Outros Assuntos: