Teseu e o mito do Minotauro | Mitologia Grega

Teseu é conhecido por ser um famoso herói grego, sendo o personagem central no mito “Teseu e o Minotauro.”

A História de Teseu

O jovem Teseu era filho de Egeu (rei de Atenas) e Etra (filha do rei de Trezena). No grego, o nome Teseu significa “homem forte”. Quando Egeu deixou Etra grávida para retornar a Atenas, o rei colocou sua espada e sandálias embaixo de uma imensa pedra e pediu que assim que Teseu atingisse a maioridade, removesse a pedra com o objetivo de tirar os objetos guardados ali. Depois disso, Teseu deveria ir ao encontro do pai em Atenas.

Demonstrando muita força, Teseu removeu essa pedra com certa facilidade e pegou a espada e sandálias do pai. Como uma manifestação extra de coragem, Teseu optou por ir ao encontro do rei de Atenas, seu pai, por um caminho de terra firme, que era considerado muito perigoso e repleto de salteadores.



Logo no primeiro dia da viagem até Atenas, Teseu deparou-se com o filho de Vulcano, chamado Perifedes. Depois de derrotá-lo, Teseu se apoderou de seu bastão de ferro. Um pouco depois, o herói grego encontrou Procrusto, um monstro que tinha como prática amarrar suas vítimas numa cama de ferro.



Caso a vítima fosse menor que a cama, ele esticava a pessoa até que desse para amarrar. Caso a vítima fosse maior, ele cortava algumas partes do corpo até que fosse possível adequar ao tamanho da cama. Teseu enfrentou esse monstro e o derrotou. Feito isso, o herói colocou o monstro sobre a mesma cama em que ele colocava suas vítimas. Antes de chegar a Atenas, Teseu derrotou com coragem diversos outros salteadores e tiranos.

Ao chegar em Atenas, Teseu foi reconhecido como filho e herdeiro de Egeu. Nesse mesmo período, Atenas passava por um momento bastante difícil, pois era obrigada a pagar abusivos tributos a Minos, rei de Creta. Tais tributos consistiam em oferecer 7 rapazes e 7 donzelas que serviriam de alimento para o Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem.

Teseu e o Minotauro

teseu e minotauro
teseu e minotauro

A temida criatura morava em um labirinto, chamado de “labirinto do Minotauro”, do qual ninguém conseguiria sair sem a ajuda adequada. Ao saber dessa situação, Teseu demonstra mais uma prova de coragem ao se oferecer como uma das vítimas. O objetivo era entrar no labirinto e derrotar o Minotauro, fazendo com que os rapazes e donzelas de Atenas não mais corressem o risco de serem mortos.



Assim que as donzelas e rapazes, incluindo Teseu, chegaram à cidade de Creta, Teseu conheceu Ariadne, que era filha do rei. Essa jovem ofereceu como presente a Teseu uma espada e um novelo de linha para que ele conseguisse derrotar o monstro e logo depois saísse do labirinto.

Teseu foi bem-sucedido em sua missão. Matou o Minotauro, conseguiu fugir do labirinto, salvou todos os seus companheiros e livrou definitivamente o povo de Atenas do pagamento desse imposto ao rei Minos.

Ao retornarem para Atenas de navio, Teseu e os demais jovens esqueceram que, antes de partirem para Creta, foi combinado que se ele conseguisse matar o Minotauro, as velas negras do navio deveriam ser substituídas por velas brancas.

Logo que o navio se aproximou e o pai de Teseu viu as velas negras, pensou que seu filho havia morrido. Isso fez com que o rei Egeu cometesse suicídio ao se afogar no mar. Hoje, esse local recebe o nome de Mar Egeu. Depois da morte de Egeu, Teseu é escolhido como rei de Atenas.

A Importância de Teseu na Mitologia

Na mitologia grega, a grande importância de Teseu é atribuída à sua coragem, força e valentia, demonstradas em diversas situações. Além disso, demonstra a bravura de um herói que passa a ser rei da principal cidade da Grécia, Atenas.

O Papel de Ariadne

No mito de “Teseu e o Minotauro”, a jovem Ariadne também ganha um papel de destaque, já que foi graças à ajuda dela que o herói conseguiu derrotar o Minotauro, fugir do labirinto, salvar seus companheiros e livrar os atenienses de futuras ameaças.

De acordo com as lendas gregas, Ariadne ajudou Teseu pelo fato de ter se apaixonado por ele. A paixão foi correspondida e o herói também se encantou com a princesa Ariadne, que era filha do rei Minos e da rainha Parsífae. O novelo de lã que Ariadne entregou a Teseu ficou conhecido como o “Fio de Ariadne”.



Outros Assuntos: