Deusas Gregas – Lista de Nomes de Deusas da Mitologia

As principais deusas gregas da mitologia são:  Afrodite, Atena, Ártemis, Deméter, Hera e a deusa Héstia. Contudo, existem também as deusas mais desconhecidas, são elas:  Gaia, Tálassa, Nix e deusa Hemera.

Embora cada cultura atribuída a deuses com forças e faixas semelhantes de proeminência. A lista demonstra demonstra esses territórios e os nomes das deusas gregas em mitologia.

Na mitologia grega, as deusas ocupam um papel de extrema importância, estando associadas às mais diversas áreas. Desde grandes fenômenos da natureza às atividades humanas mais cotidianas, essas figuras estão presentes.



Lista de Nomes de Deusas Gregas

  1. Afrodite – Deusa do amor e da beleza
  2. Artemis – Deusa da caça e da Lua
  3. Atena – Deusa da guerra
  4. Gaia – Deusa da Terra
  5. Hebe – Deusa da juventude
  6. Maia – Deusa da fecundidade
  7. Íris – Deusa do arco-íris e bandeira-portadora dos seres divinos
  8. Héstia – Deusa do lar, da casa, da engenharia, da vida familiar
  9. Heras – Deusa das deusas, damas e casamento
  10. Eos – Deusa do dia
  11. Demeter – Deusa da horticultura, fecundidade, lei consagrada e reunião

deusas-gregas-nomes



1 – AFRODITE (saiba mais)

Deusa de carinho e excelência e casada com Hephaestus. Representação da beleza e do amor.

Este é um dos nomes mais famosos da mitologia grega. Afrodite, a deusa do amor, da beleza física e do prazer carnal, equivale à deusa Vênus na mitologia romana. A figura de Afrodite era especialmente cultuada nas antigas cidades de Atenas, Esparta e Corinto.

Os antigos gregos acreditavam que Afrodite exercia uma profunda influência no prazer sexual e desenvolvimento das pessoas. Devido à associação dessa deusa com o sexo, ela também era considerada protetora das prostitutas.

Com relação aos filhos dessa deusa, Afrodite foi mãe de Eros, Anteros, Fobos, Deimos e Harmonia, todos os filhos com Ares (deus da guerra), que foi o amante predileto dessa deusa. Além desses, Afrodite teve um filho com Anquises (outro amante da deusa). Esse filho, que foi considerado um simples mortal, recebeu o nome de Eneias.



2 – ARTEMIS (saiba mais)

Virginal deusa da perseguição e irmã gêmea de Apollo.

Ártemis, também chamada de Artemísia, é uma deusa associada à vida selvagem das antigas civilizações gregas, especialmente no que se refere às atividades de caça.

Posteriormente, a figura dessa deusa também se tornou associada à magia e à lua. Filha de Zeus com Leto e irmã gêmea de Apolo (outro deus grego), Ártemis é chamada de Diana na mitologia dos romanos.

3 – ATENA (saiba mais)

Deusa de astúcia e da guerra. Filha de Zeus e concebida a partir de seu templo completamente desenvolvida, usando uma camada defensiva de luta. Representa a força entre as deusas gregas.

Atena é outra das deusas gregas mais conhecidas, sendo a representação da sabedoria e das artes. Na mitologia romana, essa deusa é chamada de Minerva.

Filha de Zeus e Métis, Atena é caracterizada como uma deusa virgem, bela guerreira e grande protetora dos heróis escolhidos por ela e também de sua cidade, Atenas.

A Mitologia grega aponta Atena, também conhecida por Palas-Atena, como a filha preferida de Zeus. Entretanto, diz a lenda que a partir do momento que Métis ficou grávida, Zeus engoliu a esposa com medo de que a filha tivesse mais poderes que ele.

Métis ocupou a cabeça de Zeus sendo que, com o tempo, ele passou a sentir fortes dores na cabeça e solicitou a Hefesto que lhe desse uma machadada.

Com isso, a deusa Atena, já em idade adulta, saltou de dentro da cabeça de Zeus, seu pai, portando escudo, elmo e armadura.

4 – GAIA

A primitiva deusa grega da Terra. Conhecida como a imensa mãe de todos e regularmente aludida como “Mãe Terra”.

Considerada como a deusa primordial, Gaia (a deusa-terra) recebe esta importância por ser a geradora de todos os deuses, atuando de forma conjunta com os demais elementos da criação (mar, céu e ar). Na mitologia grega, Gaia é tida como uma grande mãe.

Na mitologia antiga, a deusa Gaia é um dos maiores símbolos da terra, sendo que na mitologia grega dizia-se que essa deusa existia desde o alvorecer da criação, tendo nascido do caos.

5 – HEBE

Deusa da juventude incessante.

Filha de Zeus e Hera, Hebe é a deusa da juventude. Devido a esse imenso privilégio da juventude eterna, essa deusa simbolizava a donzela consagrada às atividades domésticas, cumprindo várias obrigações no Olimpo.

Alguns exemplos dessas obrigações são: preparar o banho de Ares (deus da guerra) e servir néctar e ambrosia aos deuses. Obs.: néctar dos deuses consiste na comida e bebida que traziam novamente o gosto das boas lembranças da vida. Esse néctar só podia ser consumido pelos deuses que moravam no Olimpo. A deusa Hebe casou-se com Héracles e teve dois filhos, Anicetus e Alexiares.

6 – MAIA

A mais antiga das sete paternidades e a deusa dos campos grego.

A deusa Maia é considerada a filha mais bela de Atlas com Pleione. Alguns ensinamentos mencionam que essa deusa grega consistia numa versão da rainha Maya, que seria mãe de Buda. Maia é a deusa do calor vital, do crescimento e da sexualidade.

7 – ÍRIS

Deusa grega do arco-íris e bandeira-portadora dos seres divinos. Ela também é chamada de uma das deusas do oceano e do céu.

Considerada a deusa do céu, da água e do arco-íris, Íris simboliza o arco-íris que une o céu e a Terra. Por esse motivo, essa deusa é tida como uma importante mensageira dos deuses para os seres humanos.

Tendo como principais características o amor e a bondade, Íris é adorada pelos mortais e também pelos deuses. A deusa Íris é casada com Zéfiro (deus do vento do oeste).

8 – METIS

Primeira esposa de Zeus, é a  deusa da saúde e da proteção e da inteligência.

Nas antigas crenças mitológicas gregas, Métis é a deusa da saúde, virtudes, proteção, prudência e astúcia, sendo filha de Tétis e Oceano.

Métis foi a primeira esposa de Zeus, e foi por meio da grande inteligência dessa deusa que Zeus (o deus dos deuses) conseguiu o grande poder a ele atribuído.

Um dos poderes da deusa Métis é o de assumir qualquer forma desejada, da mesma maneira que Tétis e várias divindades marinhas.

9 – ÉRIS

Deusa grega de confusão, conflitos e deusa da discórdia e associada à deusa da guerra Enyo.

Para a mitologia grega, Éris é a deusa da discórdia, sendo filha de Zeus e Hera (considerados os reis do Olimpo). Pelo fato de não ter muita beleza, Éris sofreu o desprezo de sua mãe, Hera.

A deusa Éris foi desposada por Éter (um deus primordial do espaço imaterial), tendo concebido 14 filhos. Todos os filhos dessa deusa possuíam poderes malignos. Por essa razão, Éris é conhecida por ser a “mãe dos males”.

Outra característica dessa deusa é que ela sempre atuou como companheira de seus irmãos nas situações terrenas, principalmente agindo com Ares (deus da guerra) nas batalhas.

10 – CYBELE

A deusa grega dos sumidouros, montanhas, natureza e criaturas selvagens. Para os antigos gregos e romanos, a deusa Cybele era conhecida como a mãe dos deuses, sendo que Sófocles (escritor grego) a considerava “mãe de tudo.”

11 – ASTREA

Conhecida como a “Star Maiden”, pequena menina de Zeus e Themis, ou de Astraeus e EOS e relacionada com a deusa grega da equidade, Dike.

Também chamada de Astrea, a deusa Astreia, filha de Zeus e Têmis, é conhecida como a deusa virgem da justiça. Dizem as antigas tradições mitológicas gregas que essa deusa viveu por muito tempo na Terra com a humanidade no período da Idade de Ouro. No entanto, ela se distanciou devido à alta ilegalidade que ocorreu na Idade do Bronze na Grécia.

Depois desse afastamento da Terra, Zeus teria colocado Astreia entre as estrelas.

12 – HÉSTIA (saiba mais)

Deusa do lar, da casa, da engenharia, da vida familiar, da família e do estado. Além disso, uma das Hespérides.

A deusa Héstia é filha de Cronos e Reia, sendo considerada a deusa virgem do lar, da família e da arquitetura. Trata-se de uma das doze divindades gregas que morava no Olimpo, sendo irmã de Deméter, Zeus e Hades.

As antigas crenças da mitologia grega mencionam que Héstia foi engolida por Cronos. Entretanto, ela foi salva por Zeus, seu irmão.

A deusa Héstia é tida como uma das figuras mais gentis, modestas e bondosas, sendo que ela jamais se envolveu com conflitos ou guerras de qualquer natureza.

O aconchego de Héstia representava o fogo que ficava aceso nos lares gregos, sendo que um dos maiores símbolos dessa deusa mitológica era o fogo de uma lareira que, por sua vez, remete à paz e à luz que deveria estar sempre presente nos lares e templos dos gregos.

Uma das curiosidades relacionadas à deusa Héstia é que, sempre que os gregos fundavam uma nova cidade, eles acendiam uma fogueira no local exato onde seria o centro político. O intuito dessa prática era garantir a proteção dessa deusa para a nova cidade.

13 – HERA (saiba mais)

Deusa das deusas, damas e casamento. Acerta a Zeus e conhecida como Rainha dos deuses.

A deusa Hera, esposa e irmã de Zeus, simboliza o casamento e também está associada à proteção das mulheres e dos nascimentos. Essa deusa é caracterizada por ter uma personalidade forte, com traços de orgulho, agressividade e ciúme.

Na mitologia grega, a grande rival de Hera é Afrodite, a deusa do amor, da beleza e do prazer carnal. Hera teve três filhos com Zeus: Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude) e Hefesto (deus do fogo e da metalurgia). Alguns relatos da mitologia grega mencionam Éris e Ilítia como filhos de Zeus e Hera.

14 – EOS – Aurora (saiba mais)

A deusa do Dia, Éos representa a aurora (amanhecer). Filha dos titãs Hipérion e Téa e irmã de Selene (deusa da lua) e Hélios (deus do sol). As antigas crenças gregas revelam que Éos se apaixonou por Titono (um mortal), tendo pedido a Zeus que lhe tornasse imortal.

Ainda que Zeus tenha atendido o pedido dessa deusa, ela esqueceu de solicitar a juventude eterna para Titono, fazendo com que ele se tornasse um velho sem jamais morrer. Depois de ver o erro que cometeu, Éos teria solicitado a Zeus que transformasse Titono numa cigarra.

15 – DEMETER (Ceres) (saiba mais)

Deusa da horticultura, fecundidade, lei consagrada e reunião. É a deusa dos agricultores, muito associada à colheita e ao trigo.

Deméter é uma das mais conhecidas deusas da mitologia grega, sendo a deusa da vegetação, das estações do ano, das colheitas e da terra cultivada.

Filha de Cronos e Reia, Deméter também é irmã de Hera, Héstia, Zeus, Hades e Posseidon. As origens do culto a essa deusa estão nas regiões de Creta.

Pelo fato de essa deusa estar associada aos cuidados e ensinamentos quanto à vegetação, a planta dedicada e lembrança de adoração da deusa Deméter é o trigo.



Outros Assuntos: